Publicado em15 de abril de 2025A Concessão do Bioparque Complexo Ambiental Cyro Gevaerd de Balneário Camboriu, resultará em melhorias nas instalações, serviços e experiência do visitante, garantindo a sustentabilidade financeira e repasses financeiros ao Estado
Publicado em14 de março de 2025Localizado na cidade de Santo Amaro da Imperatriz – SC, o Hotel Caldas da Imperatriz é um patrimônio histórico que vem sendo preservado há mais de 150 anos. Sua história inicia quando o Rei João VI baixou um decreto em 18 de março de 1818, determinando a construção de um hospital, o que é considerado a primeira lei de criação de uma Estância Termal no Brasil.
O empreendimento possui registros históricos da passagem de D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, no ano de 1845, e conta com uma área total de aproximadamente 40 mil m². A estrutura conta com um hotel composto de 22 apartamentos e 11 quartos, 6 banheiras com mármore original vindo de Portugal, garagem para 12 carros, deck, um parque aquático desativado com áreas de churrasqueira e estação de tratamento de esgoto para todo local.
O Rio Águas Claras atravessa toda a extensão da estrutura e, entre os ativos disponíveis, estão três fontes termais com vazão capaz de gerar cerca de 670 mil litros de água, sendo que 150 mil estariam disponíveis para a concessão à iniciativa privada, junto com um galpão desativado que era utilizado para envase das águas. O hotel possui as tradicionais casas de banhos com água termais de propriedade medicinal. Inclusive, parte do local possui um centro de práticas integrativas utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes, fruto de convênio com a Prefeitura e Ministério da Saúde. Existem atualmente 12 banheiras para uso da população em geral.
Publicado em14 de março de 2025O projeto UAM – Unidades de Abastecimento Metropolitano em Santa Catarina tem como objetivo modernizar a CEASA, resolvendo problemas atuais e proporcionando soluções eficazes. A planta atual enfrenta dificuldades de expansão, e o projeto se propõem a criar uma infraestrutura moderna e ampliada, capaz de atender ao crescimento futuro. Além disso, a nova CEASA será equipada com sistemas logísticos avançados. A iniciativa também visa resolver a restrição de horários da atual CEASA, facilitando o atendimento a produtores e permissionários. O projeto visa ampliar a geração de empregos, o estímulo ao comércio local, a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura familiar e a modernização da logística, reforçando um compromisso com o progresso econômico e a resolução de desafios estruturais.
Publicado em24 de abril de 2025Cidade da Cultura: A Transformação do Antigo Complexo Penal de FlorianópolisO Governo de Santa Catarina, por meio do Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI-SC), está avançando na construção do projeto Cidade da Cultura, um espaço inovador de uso público que substituirá o antigo complexo penal de Florianópolis. A iniciativa tem como objetivo transformar a área em um ambiente de cultura, lazer, educação e turismo, promovendo o desenvolvimento urbano e econômico da região.
Publicado em14 de março de 2025O Projeto de Parceria Público-Privada para a revitalização e operação do Kartódromo Sapiens Parque tem como objetivo estruturar um modelo de negócios sustentável que viabilize a modernização do espaço e sua exploração econômica. A iniciativa busca resgatar a vocação original do kartódromo, garantindo sua utilização eficiente e fortalecendo seu papel como um ativo estratégico. Além disso, espera-se que a concessão atraia novos investimentos, fomente o turismo esportivo e estimule o desenvolvimento da região.
Publicado em24 de abril de 2025O Projeto de ativação e concessão da ZPE de Imbituba refere-se à implantação de infraestrutura necessária, prospecção de empresas/clientes, relação com órgãos intervenientes (como por exemplo a receita-federal e vigilância sanitária), gestão dos processos necessários junto ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para instalação de empresas, constituição de condomínio, eventual prestação de serviço para as empresas instaladas e gestão da operação do empreendimento durante o prazo de projeto, sendo que esse deverá ser determinado nos estudos de estruturação.
Publicado em14 de março de 2025O projeto, batizado de Novo Socioeducativo, tem por objetivo primordial desenvolver um modelo inovador para centros socioeducativos, que seja mais efetivo na reinserção dos adolescentes na sociedade. O novo modelo vai trazer propostas de inovações – na gestão, na infraestrutura e no atendimento – que visam ao uso mais eficiente dos recursos públicos, ao mesmo tempo em que proporcionam a prestação de atendimento qualificado e a garantia efetiva dos direitos dos adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As inovações também buscam melhorar as condições de trabalho para os servidores e funcionários dos centros socioeducativos. A abordagem desenvolvida será replicável e está inicialmente prevista para ser implantada como projeto-piloto em Minas Gerais e Santa Catarina.
A modelagem é estruturada pela Caixa Econômica Federal, em conjunto com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento do Ministério da Economia (SPPI) e os governos estaduais, em parceria com o UNOPS – organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura e gestão de projetos.
Publicado em14 de março de 2025O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, localizado em Canasvieiras, no norte da ilha, encontra-se em operação desde 2016. O empreendimento possui área construída de 17 mil m², com dois auditórios, uma área de 5 mil m² destinada a feiras, duas praças de alimentação e quatro salas multiuso, com capacidade para aproximadamente 8 mil pessoas. O estacionamento conta com 770 vagas para automóveis, 8 vagas para portadores de necessidades especiais e 96 vagas de motos. Além disso, o Centro de Eventos está localizado em uma região com acentuada vocação turística e com um setor hoteleiro bem desenvolvido que recebe turistas de diversos estados do Brasil, inclusive turistas do exterior, como argentinos, uruguaios e paraguaios.
Publicado em14 de março de 2025O projeto visa a criação de um sistema de transporte público regional integrado, adaptado às necessidades da população metropolitana e aos avanços tecnológicos de gestão de sistemas de transporte, para começar a solucionar os graves problemas de mobilidade urbana criados pelo rápido crescimento urbano na região nas últimas três décadas.
Publicado em14 de março de 2025Melhorar a Mobilidade Urbana na conexão Ilha-Continente através do transporte coletivo hidroviário, pautando-se pela intermodalidade e integrações dos sistemas, com embarcações adequadas ao conforto e segurança, dentro de uma tarifação adequada à realidade operacional e ao passageiro, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida urbana.
Trata-se de projeto visando à concessão dos serviços públicos de transporte aquaviário da Região Metropolitana de Florianópolis para passageiros, ciclistas, incluindo os terminais, através da elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), aprofundando os apontamentos executados no pré estudo de viabilidade elaborado pelo BID, conforme as 2 rotas definidas:
ROTA 3 – Barcas de Barreiros (São José) para Miramar (Centro de Florianópolis)
ROTA 4 – Barcas do Centro (São José) para Miramar (Centro de Florianópolis)